ACESSO RESTRITO
Esqueceu a senha?
Principal /Network - Rede de contatos A- A+
A Gato Preto

Network - Rede de contatos

 

“Network é uma expressão importada dos Estados Unidos e, em Recursos Humanos, significa rede, malha, círculo de relações pessoais e profissionais.

 

O network de cada executivo/profissional é a chave que abre o mercado de empregos e de negócios. O trabalho que gere uma rede de bons contatos pessoais e profissionais certamente facilitará a vida de qualquer pessoa em momentos cruciais, quando o relacionamento for fundamental para o sucesso na busca dos seus objetivos.

 

No mercado de trabalho, o network de cada executivo/profissional é de suma importância para o executivo que busca recolocar-se, especialmente quando conjunturalmente o emprego diminui, as empresas são muito seletivas e o número de candidatos é muito grande.

 

Os meios tradicionais de busca de oportunidades de emprego como os anúncios de jornais, o contato com headhunters, a mala direta para empresas, a consulta aos portais de empregos, todos são úteis, mas perdem algum efeito, hoje em dia, porque concentram centenas ou milhares de candidatos que pelo número acabam se tornando anônimos.

 

O que sobra como caminho para quem procura emprego num nível executivo ou profissional sênior é buscar o apoio das pessoas que compõem seu network, para que se convertam em padrinhos proativos de sua candidatura no mercado.

 

Quem fez o seu networking bem feito e, conseqüentemente, tem um network capaz de se engajar no esforço de divulgação de sua candidatura no mercado, certamente tem um diferencial significativo sobre os seus competidores que, atualmente, são muitos e qualificados.Confrontadas com uma massa de currículos de pessoas desconhecidas, todos se apresentando como preparados e competentes para assumir as vagas de trabalho oferecidas, as empresas certamente preferirão avaliar, primeiro, aqueles candidatos que cheguem por indicações e recomendações pessoais de amigos, colegas e profissionais, cuja colaboração é inteligente e desinteressada dos interesses da amizade para com o indicado. A empresa que está recrutando sabe que uma recomendação vem da pessoa com um endosso preliminar no currículo e que um amigo jamais irá indicar alguém despreparado para a vaga, pois criaria problemas futuros para quem indica.

 

Não esperarem a hora do aperto para então fazer o seu networking, aí não resolve. É preciso que ao longo da carreira estejamos permanentemente montando o nosso network e investindo na montagem de um leque de contatos que serão úteis em muitos momentos de necessidade, seja para emprego, para negócio, aprendizado ou para outros fins. O executivo “apagado” e anônimo caminha para o ostracismo ou para o desastre profissional na carreira.

 

A associação GRGP conta com diversos profissionais de vários perfis e especialidades. Faz parte dos valores da GRGP contribuir para o desenvolvimento de novos trabalhos e iniciativas. Conheça e faça parte de nosso Network!!!

©2010 Gato Preto - Todos os direitos reservados